Skip to main content

Um relatório da ESN com modelos e práticas de serviços sociais eficazes e eficientes

Em 2013, a taxa de pessoas em risco de pobreza ou de exclusão social na União Europeia encontrava-se nos 24,5% (de acordo com o Eurostat). Este difícil contexto socioeconómico está, muitas vezes, aliado a recursos cada vez menores a todos os níveis governamentais. Nesta conjuntura, o planeamento social torna-se uma componente-chave para as autoridades locais elaborarem e implementarem serviços eficazes e eficientes com o objectivo de responder às necessidades de grupos vulneráveis.

No seguimento do seminário da Rede Social Europeia (ESN) de novembro do ano passado, quando reunimos mais de 80 representantes de autoridades locais e regionais de modo a partilharem conhecimentos e experiências nesta área, iremos publicar um relatório que inclui diferentes processos, modelos e ferramentas de planeamento de vários países europeus.

Sem uma definição única de planeamento social, o relatório apresenta características comuns do processo de planeamento, que muitas vezes inclui a necessidade de uma abordagem holística (desde a monitorização à avaliação), calculando as necessidades da população através da recolha e análise de dados e o envolvimento das várias partes interessadas. Estes tópicos são, então, ilustrados através de práticas recolhidas em 10 países.

Recolher e utilizar dados de forma eficaz

A recolha, análise e disponibilização de dados rigorosos são fundamentais para a implementação de serviços e políticas sociais eficazes. Os dados podem apoiar os colaboradores dos serviços, bem como os legisladores no seu trabalho diário, podendo, assim, contribuir para a mudança.

Estruturar o processo de planeamento

Ter uma sequência de fases bem elaborada proporciona um quadro estruturado que pode levar em conta todos os aspetos e partes interessadas relevantes. No entanto, as fases de planeamento social dependem consideravelmente do tipo de serviço e do grupo de utilizadores para o qual o serviço está a ser planeado.

Ferramentas para um melhor planeamento social

As ferramentas destinadas ao planeamento de serviços sociais locais podem ter uma variedade de propósitos e abordar diferentes problemas. Algumas ferramentas podem ser elaboradas e aplicadas numa área específica e para um grupo de utilizadores em particular, enquanto outras podem ser utilizadas a nível empresarial para melhorar procedimentos administrativos.

Criar parcerias entre setores

As autoridades locais desempenham um papel crucial na liderança e na coordenação do processo de planeamento social e são os parceiros-chave para assegurar o seu sucesso. Trabalhar com as partes interessadas pode acontecer de diversas formas e incluir a cooperação entre profissionais de diferentes setores, bem como o desenvolvimento de plataformas que permitam a participação dos utilizadores dos serviços e da comunidade local.

Fontes